Pandemia

Shopping está novamente aberto

Local não funcionará aos domingos e deve seguir um protocolo de regras, como higienização e uso de máscaras

Jô Folha -

Após 39 dias com as portas fechadas o Shopping Pelotas está novamente aberto. Com o novo decreto, o local pôde reabrir nesta segunda-feira (27) e agora passa a funcionar de segunda a sábado, das 11h às 19h, porém inúmeros cuidados de higiene, restrição de pessoas e o uso de máscaras passam a ser itens obrigatórios.

Na chegada, ainda na área externa, a instrução é clara: só entra uma pessoa por vez. A entrada, agora concentrada em apenas uma porta, é marcada pela fiscalização de seguranças e pela verificação da temperatura de cada um que entrará no local. A saída dos clientes também ocorre somente por uma porta - diferente da de entrada. Segundo o gerente-geral do shopping, Alex Rumbelsperger essas medidas foram adotadas para evitar ainda mais as aglomerações. Além dessas determinações é possível observar tapetes sanitizantes nos acessos, marcações de espaços nos locais de filas e áudios que incentivam a higiene das mãos são ouvidos a cada dez minutos.

Para conseguir contar o fluxo de pessoas, o local dispõe de dois métodos: o manual, feito pelos seguranças, e o automático, que é contado através do sensor das câmeras. Até uma próxima flexibilização, o shopping pode receber no máximo 1860 pessoas, 30% da capacidade máxima. Na praça de alimentação as cadeiras foram afastadas, algumas mesas isoladas e adesivos de sinalização colocados entre os estabelecimentos. O estacionamento também tem restrições, e somente 60% do espaço está funcionando. O cinema, a academia que funciona dentro do estabelecimento e as lojas de entretenimento infantil seguem fechados, já que, segundo o gerente a ideia ainda não é proporcionar lazer. No final de semana, antes da abertura, houve uma sanitização em todo o ambiente, inclusive nas calçadas. "Essa higienização pode durar até mais de 15 dias, dependendo do fluxo", explicou.

O primeiro dia foi classificado como bom por Rumbelsperger. O fluxo foi tímido e todas as normas respeitadas pela população. "Não teve aglomeração", garantiu. Até esta segunda-feira, cerca de 60% das lojas - que estão autorizadas - abriram as portas, mas a tendência é que esse número aumente até o fim da semana, porém a abertura é facultativa. "Estamos conscientes da doença e das crises que teremos que enfrentar, mas estamos comprometidos com a Prefeitura e com a comunidade em combater esse vírus", falou o gerente.

O retorno do trabalhador

Auxiliar administrativa de uma loja de roupas e artigos infantis, Silvane Borges relatou que o primeiro dia foi tranquilo. Até o momento em que conversou com a reportagem, cinco clientes tinham sido atendidas, três dentro do local e duas no estacionamento sem precisar sair dos carros, já que a loja oferece essa alternativa. Mesmo com o retorno, a procura maior segue sendo através do delivery, e isso mostra que algumas pessoas seguem cumprindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Quem precisou sair de casa para comprar um presente foi Raquel Moreira. Ela está confiante com o retorno das atividades do local e acredita que tomando os devidos cuidados tudo ocorrerá bem. "Estou saindo só para o essencial, nada de passeios", disse.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Equipamento para esterilizar máscaras de proteção respiratória passa por testes na UCPel Anterior

Equipamento para esterilizar máscaras de proteção respiratória passa por testes na UCPel

Sobe para 20 o número de casos de Covid-19 em Pelotas Próximo

Sobe para 20 o número de casos de Covid-19 em Pelotas

Deixe seu comentário